Nota de repúdio da Secretaria Estadual de Mulheres do PT/RN

Posição coletiva debatida e aprovada por consenso na Secretaria Estadual de

Mulheres PT RN.
Toda solidariedade às estudantes. Este tipo de conduta é inaceitável e precisa ser punida. A UFRN cumpriu seu dever em apurar e punir o professor. O assédio é algo muito presente na vida das mulheres e causa imensos danos. É preciso combater e punir para que não tenhamos mais mulheres vítimas deste tipo de coisa!
NOTA DE REPÚDIO: NÃO ACEITAREMOS QUALQUER TIPO DE VIOLÊNCIA E ASSÉDIO CONTRA A MULHER
A violência contra nós, mulheres, é expressa de diferentes formas e nuances, visto que vivemos em uma sociedade patriarcal e alicerçada no machismo e na misoginia.
Não basta ocuparmos as ruas e roçados, as universidades, o mercado de trabalho e o parlamento. Temos que afirmar todos os dias e em todos os espaços nossa luta pelo combate a todo e qualquer tipo de violência, e o nosso compromisso em acolher e apoiar as mulheres vítimas de violência.
As mulheres do Partido dos Trabalhados e das Trabalhadoras do Rio Grande do Norte constroem uma história de combate ao machismo, dentro e fora das instâncias partidárias, e de fortalecimento da nossa auto organização.
Logo, o PT não coaduna com quaisquer tipos de violência contra a mulher, e a política do partido é de defesa e afirmação da igualdade de gênero e da não violência dentro e fora de suas instâncias. O PT tem uma história de participação nos avanços conquistados pelas mulheres em nosso país, que infelizmente vêm sendo desconstruídos pelo governo federal.
A Secretaria Estadual de Mulheres do PT/RN repudia veementemente os assédios praticados por Daniel Lemos, professor universitário do departamento de comunicação da UFRN. É inadmissível que um filiado ao partido tenha tal conduta, que fere e reprime as mulheres. Solicitamos que todas as denúncias de assédio relacionadas ao filiado sejam encaminhadas à Comissão de Ética do partido e que sejam avaliadas com o rigor necessários que exige a situação.
Informamos que Daniel Lemos é responsável pelas práticas totalmente condenáveis de assédio, não sendo funcionário, dirigente ou parlamentar do PT. O partido, consoante às suas lutas históricas, não será omisso na tratativa deste caso e de qualquer outro de violência contra a mulher que tome conhecimento.
Prestamos nossa solidariedade e apoio a todas as vítimas, ao mesmo tempo que reafirmamos nosso compromisso na construção de uma sociedade que combata a violência contra a mulher em todas as frentes e com todas estratégias possíveis.
Secretaria Estadual de Mulheres do PT/RN
22/01/2021