Dias de luta em defesa da educação!

Esta semana tivemos imensas mobilizações em todos os estados do país. O povo deu o recado de que não vai deixar barato a destruição das nossas instituições de ensino!

No mesmo dia das grandes mobilizações, o ministro da educação foi convocado na Câmara para prestar explicações sobre os cortes de recursos, mas, como esperado, nada foi explicado. Não teria mesmo como explicar, pois é uma medida que busca pura e simplesmente inviabilizar o funcionamento das Universidades e Institutos Federais. O que vimos foi deboche, arrogância e despreparo: uma síntese do que é esse governo, na educação e em todas as demais áreas.

O governo não se contentou em cortar recursos e agora toma medidas que interferem na autonomia universitária, ao transferir para um general a competência de dar o aval nas nomeações dos reitores. E para completar, temos a demissão do presidente do INEP, que aparece num contexto de tentativa de obtenção de dados sigilosos dos estudantes, em uma evidente movimentação para enfraquecer importantes entidades estudantis, como a UNE, e colocando em risco a realização do ENEM.

Só com muita mobilização social, de estudantes e professores, mas também de todos e todas que sabem do poder transformador que a educação tem, conseguiremos barrar tanto retrocesso no nosso país!

Natália Bonavides

Comentários