Requerimento da deputada Natália Bonavides que solicita ao WhatsApp informações de contas banidas durante a Campanha Eleitoral de 2018 foi aprovado na CPMI das Fake News

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) teve o requerimento 206/2019 aprovado na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito. O requerimento  solicita à empresa WhatsApp o número de telefone e nome dos perfis de todas as contas banidas do aplicativo por suspeita de uso de robôs, disparo em massa de mensagens, disseminação de fake news e discurso de ódio, no período de 15 de agosto de 2018 a 28 de outubro 2018, com a finalidade de identificar contas que tenham atuado na dispersão de notícias falsas durante as eleições de 2018.

“Esse requerimento é importante para identificar as contas usadas pelas empresas de disparo em massa que possivelmente foram contratadas por empresários para propaganda eleitoral. Queremos explicações sobre o funcionamento da rede profissionalizada de produção e distribuição de Fake News utilizada nas eleições e atualmente. Não aceitaremos nada além da verdade”, destacou a parlamentar.

O Tribunal Superior Eleitoral chegou a pedir para as empresas Telefônicas informações sobre os números ligados às companhias denunciadas pela Folha de São Paulo. Levando em consideração que essas empresas podem ter registrado números internacionais. A medida requerida pela deputada chegou a ser sugerida ao TSE pela jornalista que fez a reportagem para a Folha de São Paulo, Patrícias Campos Melo, via Twitter.

CPMI das Fakes News

Comissão Parlamentar Mista de Inquérito destinada a investigar os ataques cibernéticos que atentam contra a democracia e o debate público; a utilização de perfis falsos para influenciar os resultados das eleições 2018; a prática de cyberbullying sobre os usuários mais vulneráveis da rede de computadores, bem como sobre agentes públicos; e o aliciamento e orientação de crianças para o cometimento de crimes de ódio e suicídio.

Natália Bonavides

Comente