Deputada Natália Bonavides acompanha Defesa Civil no monitoramento das praias do RN

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) acompanhou, no último sábado (26), a Defesa Civil do Governo do Rio Grande do Norte em vistoria para monitorar os danos causados pelo derramamento de óleo no litoral sul do estado e verificar se há novas ocorrências.

Em Tabatinga/RN, pôde ser analisado que, apesar de já terem retirado bastante óleo, ainda há vestígios impregnados em pedras, plantas e areia. Trabalhadores permanecem na região rastelando e peneirando areia, juntando e retirando o óleo das praias. De acordo com o IBAMA, o óleo já atingiu mais de 40 localidades no estado.

“Estive no litoral sul junto com a Defesa Civil e pude ver um pouco dos danos causados pelo derramamento de óleo nas praias do Rio Grande do Norte. Embora o nosso estado não seja um dos mais afetados, nós precisamos, urgentemente, de medidas de proteção e apoio ao meio ambiente. O nosso mandato já acionou órgãos responsáveis pela preservação do meio ambiente para buscar soluções à grave situação que estamos enfrentando”, declarou a deputada.

A parlamentar, junto com toda a bancada do PT do Nordeste, protocolou Projeto de Lei que cria novo seguro-defeso para pescadores da região, nas áreas em que a atividade pesqueira esteja comprometida. A medida beneficia cerca de 60 mil pescadores, enquanto a atividade pesqueira em razão do vazamento de óleo estiver proibida.

O Governo do Rio Grande do Norte abriu cadastro para voluntários participarem da limpeza de óleo nas praias, ação que faz parte do Plano de Resposta e Mitigação de Desastre. O mandato federal de Natália já acionou órgãos como o IBAMA, ANP, o INPE e Ministério do Meio Ambiente; além de se manifestar contra a inércia do Governo Bolsonaro que não executou o Plano Nacional de Contingência para Incidentes de Poluição por Óleo em Águas sob Jurisdição Nacional e não está tomando as providências necessárias diante do ocorrido.

Natália Bonavides

Comentários