Mensagem da deputada federal Natália Bonavides para o II Festival Literário de Nísia Floresta

Natal, 01 de novembro de 2019

Queridos e queridas nisiaflorestenses,

agradeço de coração o convite para participar deste evento cultural tão importante para a cidade de Nísia Floresta. Cidade que leva o nome de uma mulher valente, que lutou por uma educação que incluísse as mulheres. Uma mulher verdadeiramente à frente do seu tempo e pioneira na luta pelos direitos das mulheres no Brasil.

Não pude comparecer, mas minha assessoria esteve hoje pela manhã no Festival me representando e divulgando o projeto de resolução que apresentamos na Câmara Federal, que institui o Prêmio Nísia Floresta.

Esse Prêmio vai homenagear as Nísias de hoje: mulheres educadoras de todo o país que desenvolvam projetos e ações voltadas para a promoção dos direitos das mulheres no âmbito da educação básica.
Vivemos num país fortemente machista, onde todos os dias existem mulheres sendo vítimas de variadas formas de violência. A educação é justamente uma forma de mudar esses valores culturais, construindo uma sociedade onde homens e mulheres tenham seus direitos igualmente garantidos e respeitados.

Portanto, com este projeto, o nosso mandato reafirma o compromisso com a luta pela igualdade de gênero e pelo direito à educação. Além de mantermos viva a memória de Nísia Floresta não só no RN, mas em todo o Brasil, reconhecendo o seu papel na história e na luta por igualdade; de darmos visibilidade nacional a esta cidade que tem muitas histórias e belezas naturais a serem vistas e conhecidas; e de valorizarmos nossas professoras, que no seu dia a dia mudam a vida de tanta gente, mudando também a nossa sociedade e o nosso país.

Um forte abraço para vocês e até breve!

Natália Bonavides
Deputada Federal do RN pelo Partido dos Trabalhadores

Natália Bonavides

Comentários