Natália Bonavides leva castanha e mel do RN ao cônsul-geral do Brasil em Nova York e pede promoção comercial dos produtos potiguares nos EUA

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) se reuniu com o cônsul-geral do Brasil nos Estados Unidos, Adalnio Senna, em Nova York nesta quinta-feira (21) para propor parcerias. A parlamentar solicitou a realização de ações de promoção comercial dos produtos da agricultura familiar e da fruticultura potiguar nos EUA.

“A ampliação das exportações do RN é muito importante para fortalecer nossa produção, a renda das famílias e o combate às desigualdades sociais. Além disso, inserir nossos produtos no comércio internacional é fundamental para melhorar o ambiente econômico do nosso estado”, declarou Natália Bonavides.

A parlamentar presenteou o cônsul com castanha e mel do Rio Grande do Norte, e tratou da potencialidade desses produtos para a comercialização nos Estados Unidos. A ideia é abrir os mercados estadunidenses para a exportação e, dessa forma, criar novas oportunidades para a pequena agricultura, levando uma mensagem de sustentabilidade e defesa do meio ambiente. Hoje mais de 70% da produção de mel e castanha do RN é realizada pela agricultura familiar, gerando renda para milhares de famílias em todas as regiões.

Além dessa pauta, a deputada federal também dialogou sobre a melhoria de condições de exportação para a produção potiguar de melão e melancia, a partir da adequação do período de preferência nas compras desses produtos. A medida beneficia os agricultores com a redução de taxas de exportação. “É importante destacar que, atualmente, a maior parte das exportações do melão e melancia potiguar é direcionada para a Europa. Nos últimos anos apenas 1%, em média, vai para os EUA, o que demonstra a importância dessa nossa ação no sentido de ampliar o mercado”, explicou Natália Bonavides.

Turismo potiguar nos Estados Unidos

Aproveitando encontro com o cônsul-geral, a parlamentar tratou também de outros temas, como a promoção do Turismo do Rio Grande do Norte nos EUA e a inserção da moda potiguar no circuito internacional, buscando valorizar as artesãs, rendeiras e confecções artesanais do RN, e o fortalecimento o setor têxtil do nosso estado.

Natália Bonavides esteve em Nova York durante esta semana na comitiva que acompanhou o presidente Lula na Assembleia Geral da Organização das Nações Unidas e estendeu a agenda a essas outras atividades. A deputada foi a única parlamentar do Rio Grande do Norte a integrar a equipe que acompanhou o presidente.

Natália Bonavides

Comente