Natália Bonavides e Manuela D’ávila reuniram centenas de pessoas para debater política e violência de gênero

Cerca de 500 pessoas estiveram presentes, na noite dessa segunda-feira (29), acompanhando o debate entre a deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) e a escritora, ex-deputada federal (PCdoB/RS) e candidata à vice-presidência do Brasil em 2018, Manuela D’Ávila, sobre política e violência de gênero. O encontro aconteceu no La Luna Bar e Petiscaria, em Natal (RN).

Para Natália, debater o tema é importante por provocar a reflexão e fortalecer a luta pela mudança das estruturas, que para ela ainda são machistas e prejudicam as mulheres em todos os espaços. “Essa atividade mostrou o quanto ainda somos atacadas por sermos mulheres e estarmos na política. Manuela tem uma grande trajetória na militância e é uma referência nacional da luta feminista, mesmo assim ainda é atacada e agredida constantemente por ser mulher, jovem e atuante. Só tenho a agradecer a todas que construíram a atividade com a gente. Estamos juntas nas lutas enfrentando essa estrutura que nega espaço social e político às mulheres“, pontuou Bonavides.

Durante o encontro, Manuela contou que desde o início da sua militância política é alvo de ataques. Durante a campanha de 2018 isso se intensificou, a ponto dela se tornar o principal alvo das redes de ódio e “fake news”. Na época, Manuela era candidata à vice-presidência do Brasil. Todo esse processo a inspirou a escrever o livro “E se fosse você?”, lançado em agosto do ano passado. “Natal me acolheu de forma única: sentadas na rua, juntas, olhando umas para as outras, debatendo violência política de gênero e caminhos para derrotar a extrema direita no Brasil. Nos movem sonhos e a certeza de que sem as mulheres não derrotaremos as trevas do bolsonarismo”, destacou Manuela.

Estiveram presentes na atividade a deputada estadual Isolda Dantas (PT/RN); as vereadoras de Natal Brisa Bracchi (PT) e Divaneide Basílio (PT); a vereadora de Carnaúba dos Dantas, Thabatta Pimenta (PROS); os vereadores Pedro Gorki (PCdoB/Natal) e Robério Paulino (PSOL/Natal); o vice-governador do Rio Grande do Norte, Antenor Roberto (PCdoB/RN); a subsecretária de políticas para mulheres do estado, Wanessa Fialho; a coordenadora de Direitos Humanos do PT/RN e pré-candidata à deputada estadual pelo PT, Rayane Andrade; além de militantes políticos, dirigentes de movimentos sociais e de partidos políticos, influenciadores e ativistas digitais.

Foto: Luisa Medeiros

 

 

 

Natália Bonavides

Comente