Ministério Público inicia investigação sobre lixo nas praias no litoral potiguar após denúncia da deputada Natália Bonavides

A deputada federal Natália Bonavides (PT-RN) apresentou representação ao Ministério Público do Rio Grande do Norte para que se investigue a origem do lixo que tem chegado ao litoral potiguar desde o dia 21 de abril.

Atendendo à representação da parlamentar, o MPRN remeteu o caso para a comarca de Canguaretama, onde o promotor de justiça Clayton Barreto de Oliveira determinou a abertura de inquérito civil para apurar a origem do lixo comum e hospitalar encontrado nas praias de Canguaretama e Baía Formosa, bem como identificar os responsáveis pelo despejo irregular e acompanhar as medidas de recolhimento e descarte do material encontrado.

Para a deputada, é urgente o início da investigação. “Essa investigação é fundamental para que se encontre a origem desse lixo que tem atingido diversas cidades do litoral potiguar, deteriorando o meio ambiente e prejudicando a vida das pessoas que vivem nesses municípios. Os responsáveis por esse absurdo não podem ficar impunes, como no caso do derramamento do óleo em 2019”, pontuou Bonavides.

Entenda o caso:

A deputada Natália Bonavides entrou com representação no Ministério Público do Rio Grande do Norte, no dia 26 de abril, para que fosse investigada a origem do lixo que está chegando em diversas praias trazidos pelas correntes marítimas. Segundo informações, desde o dia 21 de abril de 2021, a chegada de lixo no litoral sul do Rio Grande do Norte passou a ser observada. Em decorrência da representação feita pela parlamentar, a promotoria do MP instaurou inquérito no âmbito civil.

 

Foto: Cleia Viana

Natália Bonavides

Comente