Deputada Natália Bonavides se solidariza com Greta Thunberg em carta entregue na embaixada da Suécia

A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) entregou hoje (26) à Ministra Conselheira da Embaixada da Suécia, Jenny Malmqvist, uma carta de solidariedade em razão dos ataques à ativista Greta Thunberg pelo blogueiro do Rio Grande do Norte, Gustavo Negreiros. A ministra recebeu a parlamentar junto à oficial de comunicação e cultura Glaucimara Silva.

“Enquanto única deputada federal mulher do Rio Grande do Norte, também constantemente atacada como tantas mulheres, quero manifestar meu repúdio aos ataques feitos à cidadã sueca. Ser jovem, mulher e defender aquilo em que se acredita é algo que incomoda a muitos. Reforço a nossa solidariedade afirmando: Greta não está sozinha”, declarou Natália na carta.

Além de agradecer pela expressão de solidariedade, a ministra presenteou a deputada com o livro “Sweden’s feminist foreign policy”, que aborda as medidas concretas tomadas pela Suécia em sua política externa no sentido da igualdade de gênero.

 

Leia a carta na íntegra:

Com votos de consideração, escrevo a esta embaixada para me solidarizar com a cidadã sueca Greta Thunberg pelas agressões que vem sofrendo.

Infelizmente, a jovem de 16 anos não foi a primeira vítima dos ataques covardes de um jornalista potiguar que tentou desqualificá-la de forma machista e misógina.

Ser jovem, mulher e defender aquilo em que se acredita é algo que incomoda a muitos. E devemos incomodar se quisermos mudar o mundo.

Não podemos nos calar nem devemos nos desculpar por isso. Mas neste momento, enquanto única deputada federal mulher do Rio Grande do Norte, também constantemente atacada como tantas mulheres, quero manifestar meu repúdio aos ataques feitos à cidadã sueca e reiterar que esse sentimento de repulsa é compartilhado por grande parte da população norteriograndense. Reforço a nossa solidariedade, afirmando: Greta não está sozinha!

A sociedade brasileira e o nosso mandato parlamentar estão atentos aos desafios decorrentes da mudança do clima e, independentemente da postura do atual governo brasileiro, estamos prontos para colaborar nos esforços de combate à mudança do clima, trabalhando em conjunto com a comunidade internacional.

Natália Bonavides

Comentários