Aconteceu ontem (28) no fim da manhã a instalação da Comissão de Propostas e Medidas em Defesa dos Operadores de Segurança. Essa comissão foi estabelecida após a reunião do Conselho Estadual de Direitos Humanos, que aconteceu no último dia 21 de junho na Escola do Governo do RN. A vereadora Natália Bonavides (PT), que preside a Comissão de Direitos Humanos da Câmara Municipal, participa dos dois grupos de trabalho.
Entre as demandas discutidas na quarta-feira estavam a necessidade de proteção e apoio ao agente de segurança e familiares, tendo em vista o aumento significativo de violência aos agentes de segurança pública nos últimos meses; além das questões salariais, a defasagem de pessoal e ausência do apoio à saúde e acompanhamento psicossocial dos policiais.
Durante a reunião, notou-se a importância de ter um levantamento sobre a atual situação dos agentes de segurança do nosso Estado. Há também a possibilidade de estabelecer o diálogo com as entidades sindicais que representam as categorias; e o convite aos participantes da Comissão de Diretos Humanos da ALERN, representantes da OAB-RN e também do Centro Integrado de Apoio Social ao Policial (CIASP) a participarem das próximas reuniões.
A Comissão voltará a se reunir no dia 04 de agosto às 9h30, no Conselho Regional de Psicologia, no bairro de Lagoa Nova.
Comente