A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) protocolou ontem (18), na Câmara dos Deputados, requerimentos solicitando informações sobre a situação do Programa Emergencial de Água Potável, popularmente conhecido como Operação Carro-Pipa, que abastece diversas cidades do semiárido brasileiro e que, apesar da importância, vem sendo interrompido. Os requerimentos foram direcionados ao ministro da Defesa, Fernando Azevedo, ao ministro do Desenvolvimento Regional, Rogério Marinho, e ao ministro da Economia, Paulo Guedes.
“A Operação Carro-Pipa é o programa emergencial de distribuição de água e sua paralisação está afetando as zonas rurais de vários municípios do nosso estado, além de muitos outros pelo Brasil. A questão da água é o tema central para centenas de municípios do RN na maior parte do ano. É urgente que o programa seja retomado, pois milhares de famílias dependem do serviço. Esperamos que essas solicitações sejam respondidas e que medidas sejam tomadas o mais rápido possível, pois, além da fome, a sede também está atingindo milhares de pessoas neste momento de agravamento da crise”, destacou Bonavides.
O abastecimento emergencial de água nas zonas rurais é de responsabilidade da Operação Carro-Pipa, que é executada pelo Exército Brasileiro e coordenada pelo Ministério do Desenvolvimentos Regional, através da Secretaria Nacional de Proteção e Defesa Civil. As zonas rurais de cidades de várias regiões do estado estão sendo gravemente afetadas pela falta de abastecimento, como Porto do Mangue, Brejinho, Ielmo Marinho, Governador Dix-Sept Rosado, Paraú, entre outras.
Com os requerimentos, a parlamentar busca informações sobre como se encontra a situação dos municípios que dependem do programa para o abastecimento de água, bem como as medidas que estão sendo tomadas para o seu pronto restabelecimento.
Foto: Maryanna Oliveira
Comente