“Após um absurdo processo de intervenção do governo Bolsonaro, finalmente, o professor Arnóbio teve sua posse formal”, destacou Natália Bonavides.
Ocorreu nesta terça-feira (31) a cerimônia de posse do professor José Arnóbio de Araújo Filho como reitor do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), com mandato até 21 de dezembro de 2024. O evento foi realizado no Ministério da Educação, em Brasília.
A deputada federal Natália Bonavides (PT/RN) participou da atividade para prestigiar o novo reitor, que desde o início teve apoio do mandato na luta para assumir o cargo.
“Finalmente hoje o Ministério da Educação teve que reconhecer definitivamente a posse do reitor Arnóbio e essa vitória é de toda a comunidade acadêmica e de todas e todos que lutam em defesa da autonomia universitária e da democracia”, pontuou Bonavides.
A consulta eleitoral à comunidade acadêmica para escolha do reitor do IFRN foi realizada no dia 04 de dezembro de 2019, tendo como resultado a vitória de José Arnóbio, com 48,25% dos votos válidos, mas o Ministério da Educação de Bolsonaro não havia respeitado a democracia universitária e nomeou um interventor para instituição, o que trouxe atrasos para o instituto e somente após decisão judicial o reitor eleito tomou posse.
Comente