Desde 2003, a OIT (Organização Internacional do Trabalho, órgão das Nações Unidas) adota o dia 28 de abril como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes e Doenças do Trabalho. No Brasil, essa mesma data foi instituída oficialmente através da Lei 11.121/2005, sancionada pelo presidente Lula.
Ressaltar essa data é importante porque o Brasil é um dos países recordistas em acidentes de trabalho. Os números indicam que são mais de 700 mil acidentes de trabalho por ano, além de uma média de oito mortes por dia e cerca 30 trabalhadores brasileiros por dia ficam com sequelas definitivas originárias dos acidentes de trabalho.
A projeção é que esses números sejam ainda maiores nos próximos anos, com centenas e milhares de trabalhadores e trabalhadoras em empregos mais precários devido a flexibilização das leis trabalhistas e a extinção do Ministério do Trabalho pelo Governo Bolsonaro.
Que este dia sirva de reflexão, mas, principalmente, de incentivo à luta que teremos que fazer ainda para garantir o direito à saúde e à segurança da classe trabalhadora.
Mandato Natália Bonavides – deputada federal PT/RN)
Comente