Natália Bonavides

PROTAGONISMO FEMININO MARCA A AUDIÊNCIA PÚBLICA SOBRE PARTO HUMANIZADO

Sob gritos, lágrimas, aplausos e muitos sorrisos, o parto humanizado foi discutido na manhã de hoje (17) na Câmara Municipal de Natal. A audiência, que foi proposta pela vereadora Natália Bonavides (PT), contou com a participação de mulheres, ativistas, vereadoras e vereadores da Câmara, estudantes e profissionais da área da saúde.

Presidida pela vereadora, na mesa da audiência estavam a médica obstetra, professora da UFRN e representante do Comitê de Luta pela Redução da Mortalidade Materna Dra. Maria do Carmo Lopes de Melo; o médico obstetra, professor e pesquisador do Instituto Santos Dumont, Dr. Reginaldo Freitas Junior; Nicole Passos, Presidenta da Associação Potiguar de Doulas do RN; Andressa Maia, representante do Movimento pela Humanização do Parto e Nascimento em Natal; Maria do Rosário Bezerra, gestora do SUS; e Clarissa de Leon, enfermeira e representante da Associação Brasileira de Obstetrizes e Enfermeiras Obstetras.

Durante o evento, a sala de imprensa da Casa foi transformada em um espaço para crianças e mães ficarem à vontade, com o auxílio de assessoras e assessores; e nos corredores foi fixada a exposição “Sentidos do Nascer”, com fotos da fotógrafa mineira Carla Raiter, que relatam situações de violência obstétrica. Durante a audiência, que teve quase cinco horas de duração, ouvia-se no plenário, na platéia e nos corredores da Casa Legislativa relatos de partos e nascimentos das mães e pais presentes.

A vereadora Natália é a propositora do Projeto de Lei 30/2017, que já tramita na Casa, desenvolvido em parceria com Movimento pela Humanização do Parto e Nascimento em Natal e subscrito pelas vereadoras Julia Arruda (PDT), Eudiane Macêdo (SD) e vereador Klaus Araújo (SD).

Comentários

Nas redes sociais

Participe do nosso mandato. Interaja conosco nas redes sociais. Nos ajude a fazer uma Natal melhor.

TV Câmara Natal

Receba as notícias do mandato de Natália Bonavides

* obrigatóro