Mulher e feminista: PT elege sua primeira vereadora em Natal

Em sua primeira campanha eleitoral, Natália Bonavides foi eleita a primeira mulher do Partido dos Trabalhadores a ocupar uma vaga na Câmara de Vereadores de Natal. Natalia que atua nos Movimentos Sociais, Movimentos Populares e está presente politicamente e juridicamente nas causas relacionadas aos Direitos Humanos obteve um quantitativo expressivo de mais de 6 mil votos e ficou em quinto lugar como a mais votada do pleito de 2016.

Os 6.202 votos, que se dividiram nas quatro zonas da cidade, estabelecem o novo recorde de participação eleitoral para a legenda. Natalia bateu os 5.447 votos que elegeram Fernando Mineiro em 1996. Nesta eleição, o candidato disputou a vaga a prefeito de Natal e ficou em terceiro lugar. “A gente fez essa campanha deixando claro que a nossa candidatura era formada por movimentos sociais, que é feminista, de esquerda, que somos contra o golpe, contra o machismo, racismo e que não admitimos LGBTfobia, nem fascismo. E foi com essa cara que a gente fez 6 mil pessoas acreditarem junto da gente que esse projeto ainda tinha muito para crescer”, afirmou a vereadora eleita.

O que torna mais peculiar a votação expressiva é a atual conjuntura política em que vivemos: após um golpe a democracia, a tentativa de enfraquecimento das esquerdas, o espantoso avanço do conservadorismo, a criminalização da política e sobretudo a centralidade dos temas de corrupção ligados ao PT, mesmo assim ainda é possível crescer. Antagonista ao que a midia coronelista afirma Natália fez história por ser a primeira vereadora mulher e com maior número de votos.

Tudo isso só foi possível devido a uma campanha que dialogou com vários coletivos, movimentos sociais e estava pautada nos direitos humanos. Bonavides acredita que o maior desafio dessa nova etapa será garantir uma Câmara mais transparente e trazer a participação popular. “Assim como nossa candidatura, nosso mandato não deixará o conservadorismo falando sozinho, seremos uma voz contra o golpe e contra o retrocesso na retirada de direitos dos trabalhadores. Queremos construir uma cidade para as pessoas e mostrar para os jovens que ainda há esperança na política”.

CONHEÇA NATÁLIA BONAVIDES

Advogada popular, com mestrado em Direito Constitucional pela UFRN, militante dos Direitos Humanos. Iniciou sua trajetória política ainda como estudante de Direito da UFRN, esteve também presente na ocupação da Câmara, em 2011, e foi uma das autoras do Habeas Corpus que impediu a remoção violenta dos estudantes da Casa Legislativa. Bonavides foi advogada do MST, do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), do Movimento de População em Situação de Rua, atuou politicamente junto a Marcha Mundial de Mulheres e também pelo Movimento pela Humanização do Parto em Natal, advogou para o Sindicato dos Servidores Municipais de Natal, Participou da elaboração do projeto do Centro de Referência em Direitos Humanos da UFRN, compondo atualmente sua coordenação.

NATÁLIA E O PT

É dirigente estadual da tendência petista Articulação de Esquerda, que historicamente disputa os rumos do PT e dos governos liderados pelo partido, defendendo as bandeiras históricas da classe trabalhadora e criticando a política de conciliação de classes, responsável por interditar as necessárias reformas do Estado brasileiro, como a reforma agrária, a reforma tributária e a democratização dos meios de comunicação. Integra também a direção estadual do PT no Rio Grande do Norte, como secretária estadual de movimentos populares do partido.

Natália Bonavides

Comente